Duelo entre campeões das Séries A e B encerra primeira rodada do Brasileirão Betano 2024

Abel Ferreira - Palmeiras - Troféu da Série A - Léo Condé - Vitória  - Troféu da Série B Abel Ferreira e Léo Condé, campeões nacionais por Séries A e B
Créditos: Cesar Greco/Palmeiras e Victor Ferreira/EC Vitória

A rodada de abertura do Brasileirão Betano 2024 será encerrada neste domingo (14) com o confronto entre as equipes vencedoras das duas principais divisões nacionais. Campeão da Série B, o Vitória recebe o Palmeiras, campeão da Série A, às 18h30, no Barradão.

O diretor de Marketing da CBF, Lênin Franco, explicou que realizar uma partida entre os vencedores das duas principais divisões nacionais na primeira rodada da competição é uma iniciativa que a entidade vai adotar para as próximas temporadas.

"A ideia é que todo ano, na primeira rodada do Brasileirão, aconteça o jogo entre o campeão da Série A e o campeão da Série B. Esse ano, a gente tem Vitória e Palmeiras, com a estreia no Barradão. Coincidentemente são o campeão paulista e o campeão baiano. Vamos fazer uma série de ativações na abertura do jogo. A ideia é que se torne um padrão e que a gente vá melhorando a cada ano para que faça disso uma marca da CBF e da Betano", explicou Lênin.

O Alviverde paulista começa competição com a atenção voltada à conquista do tricampeonato brasileiro, feito que não é alcançado desde a geração do São Paulo de 2006 a 2008. Já o Rubro-Negro baiano está de volta à elite do futebol brasileiro desde 2018 e busca estrear com o pé direito, em casa.

Vitória - Arena Fonte Nova Vitória conquistou o Campeonato Baiano sobre o Bahia
Créditos: Victor Ferreira/EC Vitória

As duas equipes se mantiveram vitoriosas no início deste ano e conquistaram seus respectivos estaduais. O Vitória superou o rival, Bahia, com um roteiro de filme. Após sair perdendo no Barradão por 2 a 0 no primeiro tempo, o time de Léo Condé conseguiu a virada aos 53 minutos da etapa final e empatou em 1 a 1 na Arena Fonte Nova para levantar sua 30ª taça do Campeonato Baiano na Arena Fonte Nova.

O script do Palmeiras foi parecido. Derrotado na Vila Belmiro por 1 a 0, a equipe comandada por Abel Ferreira teve a força de sua torcida no Allianz Parque para superar o revés e ganhar por 2 a 0. Foi a primeira vez que o Alviverde venceu o Estadual em três edições consecutivas desde o tricampeonato de 1932-34, 90 anos depois. Com o título, Abel chegou à marca de dez conquistas com o Palmeiras.

Raphael Veiga - Palmeiras Raphael Veiga foi um dos autores dos gols do Palmeiras diante do Santos, pela final do Paulistão
Créditos: Fabio Menotti/Palmeiras

Além da partida entre Palmeiras e Vitória, o domingo terá outros cinco jogos, sendo quatro às 16h e um às 17h. No mesmo horário, o Vasco recebe o Grêmio em São Januário, o Atlético-MG visita o Corinthians na Neo Química Arena, o Athletico-PR enfrenta o Cuiabá na Ligga Arena e o Atlético Goianiense briga pelos três pontos contra o Flamengo. no Serra Dourada.

ABERTURA DA RODADA

Renato Kayzer comemora o gol do Criciúma e o primeiro do Brasileiro Betano 2024 13/04/2024 - Brasileirão Betano - Criciúma vs Juventude
Créditos: Staff Images / CBF

Nesse sábado (13), o dia de abertura do Brasileirão Betano teve quatro confrontos. O Criciúma empatou com o Juventude, por 1 a 1, no Heriberto Hulse, na volta dos dois times à Série A. Renato Kayzer abriu o placar e marcou o primeiro gol da edição 2024 do Brasileirão. No segundo tempo, Jean Carlos empatou.

Já o Internacional venceu, de virada, o Bahia, por 2 a 1, no Beira-Rio. Os gols do colorado foram marcados por Wesley e Fernando. Biel abriu o placar em Porto Alegre. 

No Rio, Fluminense e Bragantino empataram em 2 a 2, No Maracanã. Lima foi o autor dos dois gols do tricolor carioca. Já Eduardo Sasha e Thiago Borbas fizeram o do Bragantino.

Red Bull Bragantino x Fluminense - Brasileirão Betano Red Bull Bragantino x Fluminense - Brasileirão Betano
Créditos: Rafael Ribeiro

O goleiro Fábio entrou para a história do campeonato. Ele se tornou o jogador mais velho a jogar na Série A. Com 43 anos, 6 meses e 14 dias, Fábio superou Zé Roberto, ex-jogador do Palmeiras e da Portuguesa.

No MorumBis, o Fortaleza venceu o São Paulo, por 2 a 1. Lucero e Machuca marcaram os gols da vitória do time cearense. No final, André Silva descontou para o São Paulo. 

 

Veja os primeiros resultados do Brasileirão Betano:


Sábado (13)

Criciúma 1 x 1 Juventude – 18h30 – Heriberto Hulse (SC)

Internacional 2 x 1 Bahia – 18h30 – Beira-Rio (RS)

São Paulo x Fortaleza - 21h – Morumbi (SP)

Fluminense x Red Bull Bragantino – 21h – Maracanã (RJ)

Confira os detalhes das próximas partidas:


Domingo (14)

Vasco x Grêmio – 16h – São Januário (RJ)

Corinthians x Atlético-MG – 16h – Neo Química Arena (SP)

Athletico-PR x Cuiabá – 16h – Ligga Arena (PR)

Atlético-GO x Flamengo – 16h – Serra Dourada (GO)

Cruzeiro x Botafogo – 17h – Mineirão (MG)

Vitória x Palmeiras – 18h30 – Barradão (BA)